A falta de autonomia dos elétricos gera uma certa ansiedade. Ultrapassar os 400 km rodados é para poucos, talvez somente o Tesla Model X vá além com facilidade. O sedã da marca americana chega a 432 km sem se valer de truques de direção econômica. Só que a Toyota acaba de anunciar que foi além com o sedã Mirai. O modelo movido a hidrogênio chegou a cerca de 500 km de autonomia em marca oficial.
Isso significa que ele é capaz de consumir o equivalente a 28,5 km/l no cálculo usado pela agência norte-americana EPA (Agência de Proteção Ambiental, em inglês) nos Estados Unidos, que leva em consideração o tráfego combinado de cidade e estrada. Melhor do que isso: o hidrogênio estocado nos tanques sob altíssima pressão (700 bar) pode ser completado em apenas três minutos. Não é diferente, nesse ponto, de um carro movido a combustão tradicional. O tanque dianteiro leva 60 litros e o traseiro 62,4 l.
O Mirai é o primeiro modelo movido a célula de combustível a ser produzido em massa. O sistema de propulsão se vale da eletricidade gerada sob demanda pelo hidrogênio e oxigênio. A única emissão emitida no processo é vapor d’água. Outros fabricantes já tem iniciativas do gênero, só que são em pequena escala. O Mira já é vendido no Japão, mas será introduzido na Europa ainda em 2015. Nos Estados Unidos, está em fase de lançamento no estado da Califórnia.
Derivado do conceito FCV exibido no último Salão de São Paulo, o Mirai tem a funcionalidade e espaço de um Camry, com 4,89 metros de comprimento e 2,78 m de distância entre-eixos . O motor elétrico gera potência equivalente a 155 cv, o mesmo patamar oferecido pelo Toyota Corolla 2.0. Só que o elétrico gera mais força, seu torque é de 34,1 kgfm, contra 20,7 kgfm do Corolla, além de estar disponível por inteiro a qualquer pisada no acelerador.
Fonte: Auto Esporte