Tufão Shanshan atinge o Sul do Japão e provoca danos e vítimas

Um tufão extremo, denominado de ‘Shanshan’, atingiu na madrugada desta quinta-feira (29), a Ilha de Kyushu, no Sul do Japão, causando danos a infraestrutura de várias regiões e provocando a morte de três pessoas. Ao menos 550 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

De acordo com informações do Departamento de Meteorologia do Japão o tufão atingiu o solo da região com ventos de mais de 150 km/h, sendo que as chuvas continuam caindo sobre a região de forma torrencial.

As autoridades locais pediram a população para que deixem imediatamente suas casas em caso de risco de desabamento. Muitas pessoas já foram resgatadas e levadas para abrigos e/ou casas de vizinhos, parentes e amigos.

O tufão carrega em seu bojo chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento, e ele segue em direção a Província de Kagoshima, também no Sul do país.

O porta-voz do governo do Japão, Yoshimasa Hayashi, declarou que as autoridades federais alertaram os governos locais para a força extrema e a letalidade do tufão ‘Shanshan’.

A população que reside no litoral do país, estão sendo retirados de suas casas e sendo levados para abrigos e/ou casas de parentes. As ondas chegam a 5 metros de altura.

Na cidade de Gamori, três pessoas morreram em decorrência de um deslizamento de terra, causado pelas tempestades. As vítimas são um casal de aproximadamente 70 anos, e um filho de aproximadamente 17 anos. Na região, os ventos chegaram a 252 km/h.

Já na província de Gamagori, um deslizamento de terra ocorrido na terça-feira (27), soterrou uma casa, provocando a morte de cinco pessoas, todas da mesma família.

Equipes de emergência, formada por membros da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, e das Forças Armadas foram mobilizadas para resgatar as vítimas.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo