Tufão atinge China e Vietnã e deixa um rastro de destruição

O supertufão Yagi atingiu entre sexta (06) e sábado (07), o Sul da China, deixando um rastro de destruição, além de várias vítimas nas províncias chinesas. Na madrugada deste domingo (08), por volta das 03 horas (horário local), o fenômeno se dirigiu para o Vietnã, causando a morte de pelo menos quatro pessoas, além de provocar danos na infraestrutura de várias cidades.

Foto: Redes Sociais/Divulgação

O Tufão Yagi matou ao menos duas pessoas na Ilha de Hainan, no Sul da China, além de ter deixado mais de 92 feridos. No Vietnã, o tufão causou a morte de seis pessoas e deixou mais de 80 feridos e ao menos 12 desaparecidos.

O fenômeno começou nas Filipinas, onde causou destruição e deixou vários feridos. Em seguida, ele se deslocou para a China e para o Vietnã.

O Serviço Meteorológico da China informou que na Província de Hainan as chuvas foram torrenciais, e que os ventos chegaram a atingir os 245 km/h.

O tufão também atingiu as cidades e províncias de Wenchang, Xuen e Guangdong, que ficam completamente isoladas do resto do país, devido aos deslizamentos de terra, que bloquearam as estradas e rodovias. O fornecimento de energia elétrica foi suspenso, assim como os sinais de telefonia móvel e fixa.

Foto: Redes Sociais/Divulgação

Por causa do fenômeno climático, as autoridades chinesas determinaram a suspensão das aulas e do trabalho em várias províncias. Alguns aeroportos foram fechados e os voos foram cancelados.

Equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas da China, assim como do Vietnã. Não foi decretado estado de alerta para tsunami.

As autoridades dos dois países, no entanto, pediram para as populações que residem no litoral, para que deixem as áreas e busquem abrigo.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo