Tumulto em templo religioso deixa mais de 100 mortos na Índia

Um tumulto ocorrido na manhã desta terça-feira (02) em um templo religioso na cidade de Hanthras, no Estado de Uttar Pradesh, no Norte da Índia, causou a morte de 107 pessoas e deixou outras 112 feridas. As vítimas morreram esmagadas, segundo informações das autoridades locais.

Tumulto em tempo religioso deixa mais de 100 mortos em Hanthras, no Norte da Índia, nesta terça-feira (02) – Foto: Reprodução/ Redes Sociais

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tumulto aconteceu quando peregrinos veneravam a deusa Hindu Shiva. As motivações para a confusão ainda são desconhecidas.

Muitas pessoas que tentavam deixa o local às pressas, foram pisoteadas e/ou prensadas contra as paredes e portas.

Testemunhas disseram que as saídas do templo eram muito estreitas, e que a falta de segurança provocou a tragédia. Entre as vítimas há mulheres e crianças.

A imprensa local afirma que o templo religioso fica localizado a cerca de 140 km de distância da capital do país, Nova Déli.

Equipes da polícia, dos bombeiros e de regate foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. As ruas de acesso foram todas bloqueadas e interditadas. Somente viaturas oficiais podem entrar na região.

Policiais indianos disseram que houve correria de pessoas querendo deixar o local, e que muitas delas foram pisoteadas na rua.

O prefeito da cidade de Hanthras, Ashish Kumar, disse que o “incidente aconteceu devido a superlotação no momento em que as pessoas tentavam deixar o local”.

Uma mulher que deixou o local antes da tragédia, disse que havia apenas uma saída estreita no prédio onde funciona o templo religioso.

Enquanto tentávamos sair em direção a um campo, começou um tumulto e não sabíamos o que fazer”, disse a mulher que preferiu não se identificar.

Os corpos das vítimas fatais foram recolhidos e levados para os necrotérios. Já os feridos foram socorridos e encaminhados para dois hospitais da cidade.

Uttar Pradesch é o Estado mais populoso da Índia, com aproximadamente 200 milhões de habitantes. Incidentes como esse são comuns no país, principalmente durante celebrações religiosas.

Os templos religiosos indianos costumam funcionar sem alvará de funcionamento e, sobretudo, sem qualquer tipo de vistoria por parte dos governos locais.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo