Para mostrar que está preocupada com a redução de emissões, a Uber anunciou que começará a pagar um valor adicional para motoristas do aplicativo que substituírem seus carros comuns por modelos híbridos e elétricos.
O motorista que tiver carros híbridos ou elétricos irá receber no mínimo um dólar a mais por viagem, como uma cortesia da Uber. O projeto é um piloto e terá duração de um ano em sete cidades dos Estados Unidos: Los Angeles, São Diego, Sacramento, São Francisco, Seattle e Austin. Além dos EUA, o incentivo também vale para os motoristas do aplicativo em Montreal, Canadá. O valor, no entanto, varia de cidade para cidade.
Na cidade de Sacramento, por exemplo, a Uber vai pagar aos motoristas 1,50 dólar de bônus por viagem, além de oferecer carregamento gratuito nos postos de recarga da SMUD, empresa de energia da cidade.
Fazer a troca por um carro elétrico também não parece uma má ideia para os autônomos de Los Angeles, que apesar de não receberem nenhum incentivo financeiro, irão ganhar assistência educacional e notificações sobre os benefícios dos veículos elétricos, como descontos na instalação de carregadores e locais onde é permitido o uso de via exclusiva com passageiro único.
Em São Diego, os motoristas irão receber 1 dólar a mais por viagem, com pagamento máximo de 20 dólares por semana. Em algumas cidades como Pittsburgh, a Uber terá de fazer um esforço extra para implementar essa nova realidade fazendo acordos com as distribuidoras de energia.
Algumas mudanças também acontecem no aplicativo. Motoristas de veículos elétricos vão receber um aviso quando sua próxima viagem tiver duração de pelo menos 30 minutos, para que assim possam se programar de acordo com a recarga e autonomia de sua bateria.
A ação da companhia faz parte de uma série de esforços por uma mobilidade mais sustentável, é o que afirma o diretor de sustentabilidade da Uber, Adam Gromis: “É por isso que entramos em bicicletas. É por isso que estamos trabalhando com o trânsito. É por isso que estamos focados na eletrificação” diz. Com o projeto, chamado de “Elétricos Campeões”, a Uber pretende alcançar a marca de 5 milhões de viagens em carros elétricos no ano, 1 milhão a mais que em 2017.