Universidade pública em Santa Catarina investe em robô humanoide para pesquisas

Tecnologia será para desenvolver projetos de ensino e pesquisa em robótica avançada no país

Santa Catarina dá um passo significativo no desenvolvimento da robótica avançada com a aquisição de um robô humanoide multitarefas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O equipamento, fabricado pela empresa chinesa Unitree, representa um investimento de R$ 690 mil, realizado em parceria com a iniciativa privada.

Robô fabricado na China será usado para o desenvolvimento de ensino e pesquisa no Brasil

Robô fabricado na China será usado para o desenvolvimento de ensino e pesquisa no Brasil (Foto: Divulgação/Unitree)

O robô se destaca por sua capacidade de executar tarefas complexas, interagir com pessoas e responder a comandos de voz e gestos.

Seus recursos incluem a realização de movimentos humanos com alta precisão, navegação em ambientes complexos e aplicações em áreas como ergonomia e reabilitação.

“O humanoide desenvolvido pela Unitree é o que existe de mais tecnológico no segmento hoje, trazendo novas possibilidades para as interações entre humanos e robôs e tornando os processos mais eficientes e seguros”, afirma Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, empresa que trouxe um carro voador ao Brasil.

De acordo com o professor Douglas Wildgrube Bertol, do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville, o projeto terá impacto em três frentes principais: ensino, pesquisa e extensão.

Na graduação e pós-graduação, os estudantes terão acesso a experiências práticas em robótica e inteligência artificial.

Robô fabricado na China será usado para o desenvolvimento de ensino e pesquisa no Brasil

Foram investidos R$ 690 mil para trazer o robô ao país (Foto: Divulgação/Unitree)

No campo da pesquisa, o foco será o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em interface humano-robô, incluindo planejamento de movimentos e aprendizado de máquina.

O projeto também prevê ações de extensão junto à comunidade, com demonstrações práticas de aplicações robotizadas na indústria e no setor de serviços.

“Nossa aposta é que o robô humanoide será uma ferramenta estratégica para ampliar a entrega de ciência, tecnologia e inovação da Udesc à sociedade catarinense e brasileira”, afirma Bertol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo