Dentro de alguns dias os trabalhadores receberão parte do 13º salário. Muitas pessoas aproveitam para quitar dívidas ou comprar algo que desejam, mas poupar pode ser uma boa opção.
Planejar o curso universitário dos filhos, um futuro mais confortável ou a realização do almejado sonho é possível por meio do hábito de poupar. De acordo com especialistas do Sicredi, isso não significa sacrificar, e sim planejar. Reservar um percentual do 13º salário para um investimento tradicional como a poupança pode garantir uma renda segura a longo prazo.
Desde os tempos dos nossos avós, a poupança é um produto confiável para investimento a longo prazo. Os mais antigos tinham o hábito de poupar e, muitos, presenteavam os netos com a primeira “caderneta de poupança”, já vislumbrando uma segurança a mais para o futuro do novo integrante da família. Não por acaso, a poupança é uma das aplicações financeiras com mais tempo de vida no Brasil.
Criada em 1.861 por D. Pedro II, o objetivo da poupança era captar os recursos que as pessoas de menor renda tinham para economizar. Com o tempo, passou por uma série de mudanças com relação à remuneração, mas que não abalaram o título de produto tradicional para quem deseja guardar dinheiro. Isso porque oferece uma série de facilidades, entre elas, o fato de não exigir uma quantia fixa para a sua abertura ou data fixa para resgate e novas aplicações.
A poupança também se tornou moderna na forma de realizar as aplicações, que podem ser programadas previamente, e de acompanhamento das movimentações e rendimentos, por meio de consultas on line e extratos. Tudo isso disponível nos canais eletrônicos e na unidade de atendimento.
Como produto de investimento e riqueza, a poupança tem características que beneficiam os poupadores, como isenção de tributação para pessoa física, pagamento de rendimentos na data de aniversário e liquidez diária. Outro atrativo é a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para depósitos em bancos, ou do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), para depósitos em cooperativas de crédito, ambos até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.
Além dos benefícios pessoais, os recursos aplicados na poupança em uma instituição financeira cooperativa, como o Sicredi, ficam na região de atuação e ajudam no desenvolvimento econômico local por fomentar principalmente o crédito rural. E por meio das sobras, distribuídas proporcionalmente ao volume de suas operações, o associado pode ter uma remuneração maior com o produto.
Segundo o Assessor de Negócios da Sicredi União MS/TO, Marcus Vinícius Nogueira, essa época é ideal para poupar. “Em tempos difíceis, muitas pessoas estão pagando dívidas e quem pode poupar dinheiro é ótimo, pois em tempos de crise aparecem oportunidades de bons negócios”, explica.
O Sicredi reformulou o site “Poupar pra chegar lá”, ferramenta que apoia os poupadores na projeção do que é preciso guardar para realizar seus sonhos.
“Poupar pra chegar lá”
Na página www.pouparprachegarla.com.br, os associados e o público em geral encontram informações e o simulador, que aponta o quanto será necessário investir por mês. A cada nova simulação, o usuário saberá mais sobre os benefícios da poupança, esclarecendo as principais dúvidas sobre o produto e reforçando a economia para a realização de um sonho. Ao final de cada simulação, é possível compartilhar o sonho por meio de cards personalizados diretamente com os amigos pelo Facebook.