Na tarde de hoje, 04 de maio, o diretor de turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, será palestrante no Náutica Talks, espaço de debate e troca de conhecimento sobre assuntos emergentes e relatos envolventes, na 25ª edição do Rio Boat Show. A palestra acontecerá às 14h e será aberta aos participantes do evento.
Abordando sobre “Turismo Náutico no Lago de Itaipu: 16 cidades e um ‘mar’ de oportunidades”, o diretor evidenciará o potencial turístico oferecido pelas águas do reservatório e seu entorno, enfatizando as oportunidades de investimento na criação de estaleiros, marinas e varejo especializado, por exemplo. “Vemos no Rio Boat Show uma oportunidade de apresentar o case do Lago de Itaipu para investidores e interessados em águas doces”, comenta Benites. “O potencial de nossa região lindeira é gigante e tem espaço para diferentes atividades, como: escolas náuticas, serviços de mergulho, pesca, seguros, abastecimentos, além de atividades turísticas, esportistas e de comércio”. O diretor reforça que a conservação e preservação das águas do lago é sempre prioridade, em consonância com a missão essencial dele, que é a geração de energia.
Yuri ressalta que a parceria do Parque Tecnológico Itaipu com a Náutica, organizadora do Rio Boat Show e do Foz Internacional Boat Show, é estratégica justamente para impulsionar o turismo náutico na região do reservatório. “Estamos comprometidos em aproveitar essa oportunidade para promover não apenas o potencial turístico do 7º maior lago do Brasil, o Lago de Itaipu, mas também olhar para o desenvolvimento do território a partir da geração de emprego e renda para essa região”.
Foz Internacional Boat Show — Em 2023, a Boat Show Eventos desembarcou em Foz com seu primeiro evento de água doce, o Foz Internacional Boat Show. O evento reuniu mais de 30 marcas do mercado náutico nacional e internacional, com barcos de até 58 pés disponíveis para teste drive, embarcações lado a lado na água e uma ampla diversidade de produtos e serviços náuticos, além de muito entretenimento e lazer.
Por que o PTI atua com o turismo náutico? — Alinhado ao propósito da Itaipu Binacional de gerar desenvolvimento sustentável, o Parque Tecnológico Itaipu, enquanto seu ramo tecnológico, olha para o turismo náutico como integrador de práticas responsáveis, inovação, negócios, geração de emprego, renda, e um crescimento equilibrado no setor em caráter regional.
A partir da estruturação da Diretoria de Turismo, o PTI uniu-se à Itaipu e demais instituições que compartilham um interesse comum no desenvolvimento pleno das potencialidades do Lago, e criou o Fórum de Turismo Náutico do Lago de Itaipu. “Estamos empenhados em criar uma base sólida para o crescimento equilibrado do turismo náutico, reconhecendo-o como um componente essencial para o progresso econômico e o bem-estar das comunidades locais”.
25ª Edição do Rio Boat Show — O Rio Boat Show, celebra sua 25ª edição em grande estilo. Realizado este ano entre os dias 28 de abril e 5 de maio, nas águas da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o evento é palco de atividades que reúnem mais de 100 marcas do mercado náutico, com cerca de 90 embarcações em exposição, sendo 70 delas expostas nas águas da Marina da Glória. As palestras do Náutica Talks, organizadas pela Revista Náutica, são abertas a todos os visitantes do evento.