Originária do Vale do Rhône, na França, onde é cultivada há mais de dois séculos, a Viognier é destaque em diferentes terroirs, se expressando em vinhos elegantes e aromáticos elaborados na Itália, Grécia, Austrália e Brasil.
Em nosso país as atenções vêm sendo amplamente direcionadas à Viognier, com crescimento na produção, na oferta e no consumo desta variedade, reconhecida por brancos mais aromáticos – característica apreciada pelos consumidores brasileiros – e encorpados.
Foi com esta uva que a vinícola Amitié fez história ao conquistar uma Medalha de Ouro com o vinho OAK Barrel Viognier no Decanter World Wine Awards, maior concurso de vinhos no mundo, tornando-o o primeiro branco Viognier brasileiro a receber uma medalha na premiação.
Com base nos resultados do DWWA, recentemente a Decanter Magazine destacou o Amitié Viognier na lista ‘Top Viognier do Mundo’, que trouxe indicações de rótulos para descobrir.
“Os resultados do concurso comprovam que diferentes países receberam medalhas para varietais Viognier, incluindo uma vitória de Ouro para o Amitié Viognier, do Brasil”, ressaltou a revista.
Andreia Gentilini e Juciane Casagrande Doro, fundadoras da vinícola, assumiram o desafio de produzir um Viognier na Serra Gaúcha, onde a variedade entregou um vinho rico em aromas, com notas frutadas e florais.
“O rendimento da Viognier não é alto e seu cultivo é delicado, o que tornou esse projeto bastante complexo”, resume Juciane. Andreia explica que “no OAK Barrel Viognier os consumidores poderão apreciar o potencial aromático que a uva atingiu, além de sua personalidade única”.
Disponível em edição limitada, o rótulo harmoniza com pratos leves e frescos, como saladas, peixes e frutos do mar. Sua passagem de quatro meses por barrica de carvalho francês aportou complexidade e toque amanteigado.