Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, através da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), disponibilizou a Unidade da Mulher e da Criança (UMC) como campo de prática para os estágios do curso de capacitação em BCG, promovido pela Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Imunização que, por sua vez, é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS).
A vacina BCG é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose, e tem como alvo crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
O objetivo do curso de capacitação em BCG é fortalecer a cobertura vacinal e qualificar profissionais de saúde do SUS, como técnicos em enfermagem e enfermeiros, para a devida aplicação da vacina BCG de acordo com as normas e procedimentos de vacinação. De acordo com Edvan Marcelo Marques, instrutor do curso, que tem como preceptora a farmacêutica do hospital, Laura Priscila Toledo Bernal, o ambiente do HU-UFGD é ideal para a prática dos conhecimentos adquiridos em aulas teóricas pelos profissionais de saúde que buscam o aperfeiçoamento na aplicação do imunizante.
“A vacinação desses recém-nascidos no HU-UFGD é de suma importância porque o hospital é responsável por mais de 50% da vacinação com a BCG no estado. Por isso, é tão relevante estarmos trabalhando dentro do HU-UFGD, ofertando essa vacina, para que essas crianças saiam do hospital já vacinadas. E o HU-UFGD é responsável por 95% da vacinação BCG no município de Dourados”, destaca Edvan ao justificar a importância da realização do curso no hospital.
Com previsão de encerramento no mês de novembro de 2024, o curso é um passo essencial para garantir que a imunização contra a tuberculose seja realizada com eficácia e segurança. Nesse contexto, a colaboração entre o hospital e a SES é fundamental para que os profissionais possam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.
A sala de vacina do HU-UFGD e a UMC estão equipadas para receber os estagiários, oferecendo um ambiente propício para o aprendizado e a aplicação de técnicas de vacinação.
Tuberculose
A vacina BCG é essencial na prevenção da tuberculose, uma doença que ainda representa um desafio significativo para a saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose e a doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Conforme a SES, em Mato Grosso do Sul a incidência de tuberculose por todas as formas clínicas é de 40,13 por 100.000 habitantes e a mortalidade por tuberculose é de 0,80 por 100.000 habitantes.
A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). Uma das estratégias de ações de controle da tuberculose na Atenção Primária à Saúde (APS) é o monitoramento das coberturas vacinais e a vacinação com a BCG.