Após dois anos, o Rock in Rio está de volta e, junto com ele, uma maratona de shows com a plateia em pé durante horas para curtir seus ídolos. Os cuidados já começam com a escolha das roupas, que devem ser leves. Mas com o frio que chegou no Rio de Janeiro esta semana, não deixe de levar uma malha. Na hora de escolher os acessórios, uma boa opção são bonés e chapéus, que protegem contra as radiações solares.
As refeições pré e durante o festival devem ser escolhidas com cuidado. “É interessante que, antes de sair de casa, se dê preferência às massas, que vão demorar mais para serem absorvidas, e aos sucos de frutas, proporcionando mais tempo de hidrato de carbono, sódio, sais minerais e potássio no corpo”, diz o Dr. Alfredo Salim Helito, médico do Hospital Sírio-Libanês. Ao longo do dia, uma boa opção são as barrinhas de cereais.
Para manter a hidratação, é recomendado que o participante beba água durante todo o dia. Uma boa opção também é a água de coco. Também é recomendado evitar bebidas alcóolicas em grande quantidade e, se for consumi-las, sempre intercalar com água.
É comum passar muito tempo em pé em shows e festivais e, para evitar o acúmulo de sangue nas pernas e, consequentemente, problemas de circulação, é necessário se movimentar de tempos em tempos.
“É interessante também higienizar as mãos com frequência e, se possível, usar a máscara quando estiver em aglomerações”, completa o dr. Salim Helito.
Para se recuperar no pós-evento, é indicado manter uma alimentação saudável, se hidratar e descansar nos dias seguintes.