Vale a pena comprar carros que vão sair de linha?

Muitos ficam com medo quando um carro está prestes a dizer adeus, por mais que a vontade seja a de levá-lo para a casa. Por isso, vamos entender o que está por trás desse assunto

Muitos costumam dizer que tudo na vida tem um ciclo. Isso não é diferente para os carros, que passam pelo lançamento, duram certo tempo no mercado e depois se despedem. Aliás, nem sempre um produto sai (ou vai sair) de linha porque “ficou ruim”, já que os motivos que levam ao fim da produção podem ser os mais variados. Mas há uma dúvida importante que surge sobre esse tema: vale pena comprar algum carro que vai sair de linha?

Volkswagen Kombi Last Edition

Volkswagen Kombi Last Edition (Foto: Divulgação)

Para nos ajudar com esse assunto, conversamos com Cassio Pagliarini, consultor automotivo e sócio da Bright Consulting. Para que se possa fazer essa análise, o especialista lembra de casos passados que servem de exemplos sobre o que acontece quando se compra um modelo que está em vias de sair de linha.

“Entre os pontos mais importantes para tratar desse assunto, destaco os volumes de vendas que determinado veículo teve o quanto custava. Se não foi produzido em quantidades tão relevantes e/ou custava caro em relação aos concorrentes diretos, pode ser que a procura por ele no mercado de usados não seja tão boa. Agora, se o cenário não for esse, não há muito com o que se preocupar, mesmo após o carro sair de linha”, afirma Pagliarini.

Mitsubishi Pajero TR4

Mitsubishi Pajero TR4 já saiu de linha, mas se mantém como SUV preparado para off road disponível em preço mais acessível (Foto: Divulgação)

Quando vamos além do valor do automóvel e da sua liquidez de mercado, o especialista ainda comenta que a disponibilidade de peças de reposição também acompanha a relação de oferta e demanda pelo modelo em questão.

Segundo ele, a indústria de autopeças tem total interesse em continuar com a produção de componentes para veículos fora de linha, a não ser para aqueles que o volume de vendas foi muito pequeno enquanto esteve no mercado. E se for um modelo bastante querido pelo consumidor, daí pode até ser que valorize, segundo Cassio.

“Podemos nos basear no fim da Kombi, com a versão Last Edition. O carro foi um sucesso, só valorizou e continua o mesmo de sempre na hora de receber a manutenção. O impacto foi até positivo pelo seguinte fenômeno: a oferta ficou menor, mas a demanda não“, explica.

Como Pagliarini mencionou, uma edição especial pode valorizar o carro, mas muitas pessoas têm duvidas sobre os detalhes exclusivos e acessórios diferenciados que essas versões oferecem. Será que é mais difícil de conseguir?

“Já que a quantidade de itens diferenciados não costuma ser tão representativa no todo, isso não será o bastante para que o veículo se torne complicado para reparar. Por conta disso, não há motivos para o cliente se preocupar. No pior dos casos, terá alguma dificuldade extra na reposição de um emblema exclusivo ou na restauração de um estofamento. De resto, tudo será compatível com o que a marca já oferece para as versões normais. Desse modo, não sofrem queda na procura e, dependendo, podem até valorizar, justamente por serem carros especiais”, conclui.

Fiat Uno Grazie Mille

Especialista afirma que itens diferenciados não interferem na compra de um modelo de edição especial que saiu de linha (Foto: Divulgação)

Outros exemplos

Ao longo da história, alguns carros subiram seus preços após o fim da produção. Não foram apenas as versões especiais – como a da Kombi Last Edition, o Fiat Uno Grazie Mille, ou, mais recentemente, do Gol Last Edition – que se beneficiaram desse fenômeno, como também já ocorreu com modelos comuns.

Lembramos, a seguir, alguns automóveis que viraram “queridinhos” logo depois que tiveram suas respectivas produções encerradas:

Gol Last Edition

Gol Last Edition viu preço subir após o encerramento da produção, e teve último exemplar leiloado por mais de R$ 150 mil (Foto: Divulgação)

Podemos citar o Honda Fit (com sua legião de donos incondicionais), o Pajero TR4 (uma das poucas opções de SUVs valentes para o off-road em faixas mais acessíveis de preço), o Toyota Fielder (perua que de excelente reputação do Corolla e que não tinha substitutos nem em outras marcas), o VW Up! (subcompacto de qualidade superior ante a concorrência e que também não teve substitutos), os Troller (que tocam os corações dos trilheiros até hoje), entre outros.

É importante lembrar de eventos passados para que se determine as principais condições que levam à valorização ou desvalorização de um carro prestes a sair de linha. Ainda assim, nem sempre é possível prever o que vai acontecer no futuro, para um modelo que ainda é produzido atualmente.

Honda Fit

Honda Fit faz sucesso mesmo após sair de linha (Foto: Divulgação)

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