Um vazamento de amônia ocorrido na noite desta segunda-feira (30) em um frigorífico da Empresa JBS, em Dourados, a 229 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, intoxicou ao menos 16 funcionários.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), as causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas. O estado de saúde dos funcionários atingidos não é considerado grave.
Equipes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e enviadas para o frigorífico, que foi totalmente esvaziado e isolado.
Os trabalhados atingidos pela amônia foram imediatamente socorridos e levados às pressas para o Hospital Evangélico de Dourados (MS).
Em nota, a Empresa JBS informou que “o vazamento de amônia na unidade de Dourados foi controlado e o local liberado. Todos os colaboradores receberam pronto atendimento e a companhia está prestando todo o apoio necessário”.
Ao menos, oito trabalhadores do frigorífico permanecem internados no Hospital Evangélico. O estado de saúde deles é considerado estável e não correm riscos de morte.
Técnicos ouvidos pela equipe de reportagem disseram que a amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, prejudicial para os olhos, vias aéreas superiores e pulmão, capaz de causar intoxicação e, em alguns casos, a morte.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS