A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste domingo (25/03), a informação de que policiais da corporação, juntamente com técnicos do Instituto de Meio Ambiente (IMASUL), flagraram na zona rural de Dourados, a 197 km de distância de Campo Grande, um vazamento de esgoto in natura em rios e córregos.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu essa semana, tendo o vazamento do esgoto causado a morte de pelo menos cinco mil peixes. A poluição atingiu pelo menos três chácaras e uma fazenda.
Informações preliminares revelam que a tubulação de esgoto que passa por debaixo do solo entupiu, provocando o vazamento próximo as represas que levam água potável as propriedades rurais.
Três propriedades rurais utilizaram as represas para criar os peixes, que posteriormente eram comercializados na região.
Em nota divulgada à imprensa, a Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul), que administra a rede de esgoto em Dourados, informou que o acidente foi causado por uma obstrução na rede por pedras e entulhos, e que o problema já foi resolvido.
Com relação a responsabilidade da empresa e o possível ressarcimento dos pequenos produtores rurais, o caso será analisado depois que uma investigação interna for concluída.
Já o presidente do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM), Fábio Luís da Silva, disse que o vazamento do esgoto também atingiu o Córrego Paragem. Amostras da água e dos peixes foram coletados para serem analisados.
O Ministério Público Estadual (MPE) já foi comunicado do acidente e na segunda-feira (26/03) irá tomar as providências cabíveis ao caso.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS