Comprar coisas pela internet tornou-se um comportamento muito comum entre nós. Mas se engana quem pensa que essa prática surgiu recentemente. O e-commerce existe no mundo desde, pelo menos, os anos 1990.
Quem navega pela internet e gosta de moda, já deve ter se deparado com alguma promoção de roupa bastante tentadora, mas não realizou a compra por não poder experimentar a peça antes, ou, simplesmente, por ter dúvida sobre o tipo de tecido e silhueta que o modelo oferece.
Se você já viveu essa situação ou se ainda tem um pouco de receio de comprar roupa pela internet, fique atenta às nossas dicas.
Conheça a reputação do site
O primeiro passo para você não cair em nenhuma cilada é conhecer bem a reputação do e-commerce.
Na própria página da empresa, é possível encontrar, por exemplo, certificados de segurança. Um dos mais importantes é o ebit, que mede, justamente, o quão confiável é o comércio online.
Essa certificação cria uma espécie de hierarquia para os melhores negócios. Os sites mais confiáveis são os que têm certificação Diamante. É por eles que você deve procurar quando estiver pensando fazer as suas comprinhas online.
Outra boa medida é procurar em sites como o Reclame Aqui se a empresa possui algum tipo de contestação.
Se vários consumidores estiverem apresentando as mesmas reclamações, é bem provável que a empresa esteja mesmo com problema, por isso, evite comprar com ela.
Veja a opinião de quem já comprou
Outra medida de segurança interessante é buscar pela opinião dos outros compradores. Muitas vezes, eles retornam à página da empresa para fazer alguns comentários quanto aos produtos e ao serviço da empresa.
São essas avaliações que nos ajudam a entender, por exemplo, as reais configurações da roupa, ou se a empresa realmente cumpriu o prazo de entrega.
Observe bem a descrição dos itens
Se a compra pela internet é rápida e as pessoas não precisam encarar filas, os e-commerces também apresentam algumas desvantagens, como, por exemplo, não poder tocar na peça, além de não poder experimentá-la antes de comprar.
Por essa razão, é imprescindível que a pessoa leia com atenção a descrição das roupas. Este conjunto de informações deve abordar, por exemplo, o tipo de tecido, a modelagem e a silhueta da peça. É também preciso informar as medidas da roupa, incluindo a cintura, o quadril e o comprimento.
Geralmente, os e-commerces oferecem um guia de medidas. Com ele, o tamanho da roupa, se P, M ou, G, por exemplo, são definidos de acordo com um padrão de medidas da cintura, do busto, do quadril e do comprimento.
É importante verificar também se essas medidas são baseadas em produtos nacionais ou se importados, pois o sistema internacional de medidas é diferente do brasileiro.
Fique atenta a eles e, se você não souber as suas medidas, é altamente recomendado medir-se antes de comprar. Isso provavelmente vai evitar possíveis dores de cabeça para a troca do artigo.
Não confie apenas nas fotos
As fotos são importantes, pois ajudam os consumidores a terem uma ideia de como é o artigo e de como ele pode ser usado.
Mas você já deve ter reparado que a maioria das marcas escala alguns modelos bem magrinhas para fazer as fotos, não é mesmo?
Como boa parte da população brasileira não possui o mesmo padrão de corpo, faz-se necessário não confiar totalmente nas imagens.
Se tiver dúvida, procure a central de atendimento
Se mesmo com a descrição das roupas e com as imagens, você estiver com dúvida, procure o serviço de atendimento do e-commerce.
Como eles estão no ambiente virtual, é muito comum que eles ofereçam chats online através dos quais é possível esclarecer algumas dúvidas.
Conheça a política de troca
Outro passo importante é conhecer de antemão a política de trocas do e-commerce. Muitas vezes, eles oferecem a primeira troca com frete gratuito. No entanto, é preciso observar alguns prazos.
É muito comum o comércio online dar 30 dias para o cliente realizar a troca a partir do recebimento da peça. É também necessário manter as etiquetas e embalagens originais.
As roupas também não podem estar com odores ou manchas. Tampouco podem ter sofrido alterações de quaisquer naturezas como barras e bainhas.
Agora que você já sabe algumas dicas para fazer uma compra online segura, pode investir em looks arrasadores e confortáveis.