Nesta quarta-feira (17), a vereadora Luiza Ribeiro (PT) protocolou o Projeto de Resolução nº 550/2024, que institui, a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval.
A Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, de natureza suprapartidária, plural e permanente, representa uma iniciativa parlamentar para que os agentes que fomentam o setor cultural do carnaval de Campo Grande tenham suas contribuições e atuações defendidas. Esta Casa de Leis se engajará na causa da promoção do desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural da cidade.
Entre os objetivos da Frente Parlamentar estão, desenvolver e viabilizar estudos que fomentem o crescimento socioeconômico do setor cultural do carnaval em Campo Grande. Debater e promover planos e atividades relacionadas ao fomento dos agentes que promovem o setor. E apresentar projetos legislativos que fortaleçam as políticas públicas de fomento, fortalecimento e financiamento das atividades carnavalescas.
“O carnaval é mais do que uma festa. Trata-se da mais importante manifestação cultural popular brasileira. E, para muito além, é expressão de criatividade, resistência e diversidade do nosso povo. É o exercício concreto e sensível de vários direitos conquistados e consagrados. Ele celebra o direito à cidade, à manifestação, à associação e o direito à liberdade de expressão”, afirma a vereadora Luiza Ribeiro.
De acordo com notícias locais, em Campo Grande, tanto o carnaval de rua com os blocos, quanto o desfile das escolas de samba, reuniram mais de 80 mil foliões na Esplanada Ferroviária e na Praça do Papa.
Na Câmara dos Deputados, uma Frente Parlamentar com o mesmo objetivo foi instituída por iniciativa do Deputado Washington Quaquá (PT/RJ), e é composta por 198 parlamentares de diversos partidos.
“Dessa forma, considerando a importância cultural, social e econômica do carnaval, é importante que esta Casa junte-se ao esforço nacional e atue de forma expressiva na defesa, proposição, acompanhamento e apoio das iniciativas destinadas à promoção do desenvolvimento de todos os setores que fazem o carnaval acontecer. Isso impactará positivamente na ampliação do acesso da população à cultura e ao lazer, impulsionando a geração de renda local e melhorando a qualidade de vida da população em geral”, conclui a vereadora.