O holandês Max Verstappen venceu neste domingo (23) o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha, e ampliou sua liderança no mundial de pilotos, que agora tem o britânico Lando Norris, da McLaren, na segunda posição.
O tricampeão ganhou a posição de Norris logo na largada, mas ambos foram ultrapassados por George Russell (Mercedes) na primeira curva.
Na abertura da terceira volta, no entanto, Verstappen deixou Russell para trás e assumiu a ponta.
Norris cruzou a linha de chegada em segundo lugar, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) fechou o pódio – é a primeira vez no ano que o heptacampeão termina entre os três primeiros.
Russell, Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz (Ferrari), Oscar Piastri (McLaren), Sergio Pérez (Red Bull), Pierre Gasly (Alpine) e Esteban Ocon (Alpine) completaram a zona de pontos.
Essa é a 61ª vitória de Verstappen na F1, atrás apenas de Hamilton (103) e Michael Schumacher (91). O holandês tem agora 219 pontos na temporada, contra 150 de Norris, que ultrapassou Leclerc (148) na tabela.
No mundial de construtores, a Red Bull tem 330 pontos, contra 270 da Ferrari e 237 da McLaren. A F1 volta a correr já no próximo domingo (30), no GP da Áustria.