A Mercedes também está na corrida para desenvolver novas tecnologias que permitem comandar os carros pelo celular. A montadora publicou um vídeo teaser que mostra o próximo Classe E sendo estacionado a partir de um aplicativo de smartphone. É uma maneira de antecipar o carro que será apresentado no Salão de Frankfurt em setembro próximo. Assista ao vídeo ao fim deste texto.
O vídeo mostra o sedã ainda camuflado, mas sendo controlado remotamente por Bluetooth. A tecnologia, batizada de Remote Parking Pilot, permite que o dono do carro dê a partida e faça ele sair da vaga de frente ou dando ré. Ela também possibilita que o motorista pare o carro perto de uma vaga e controle a manobra pelo celular.
Segundo a montadora, um dos benefícios da inovação é que o motorista consiga tirar ou colocar o carro em vagas que são apertadas demais para que a porta seja aberta. Isso também preservaria a pintura, que pode ser riscada com pequenas batidas nessa situação.
A Mercedes não deu detalhes sobre como exatamente funciona o sistema, mas é possível ver que o motorista tem que clicar na tela do celular e fazer movimentos circulares até que a manobra seja concluída. Possivelmente, esse é um mecanismo de segurança para garantir que uma pessoa está de alguma maneira controlando o carro. Vale lembrar que a principal barreira para que os carros autônomos se tornem realidade hoje em dia é a legislação de trânsito, que exige o comando de uma pessoa durante todo o tempo.
Classe E 250
Pontos Fortes
- Alto nível de requinte
Pontos Fracos
- Bom acerto da suspensão pode fazer com que a velocidade aumente de forma imperceptível
Classe E 350
Pontos Fortes
- Pacote recheado de equipamentos
- Suspensão adaptável que se ajusta às condições do solo
Pontos Fracos
- Manutenção cara
Classe E 63
Pontos Fortes
- Visual bastante agressivo
- Com bom desempenho, acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos
- Ronco do motor v8 empolga nas trocas de marchas
Pontos Fracos
- Duto central elevado prejudica o espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro
- Apesar dos sensores de estacionamento, modelo fica devendo câmera de ré
- Por causa das rodas de aro 19, calçadas em pneus de perfil baixo, o modelo é um tanto desconfortável nas vias esburacadas
Fonte: Auto Esporte