Vinicius Parra volta a ser destaque no Santos Surf nas ondas do Quebra-Mar

Campeão na categoria Iniciantes, Vinicius Parra – Foto: Simone Fernandes

Campeão na categoria Iniciantes, Vinicius Parra – Foto: Simone Fernandes

Vitorioso em três das quatro finais que disputou nesta quinta-feira (23), duas da etapa inicial, adiadas devido ao mau tempo, e outras duas da 2ª etapa, Vinicius Parra voltou a ser o destaque no Circuito Santos Surf 2015. A competição dupla foi disputada nas ondas do Quebra-Mar e confirmou que a decisão de estender a “janela” de espera pelas melhores condições do mar foi acertada.

Dono da melhor atuação do dia, Vinicius confirmou ser uma das grandes revelações do surf santista. Logo cedo venceu a sua faixa etária, na iniciante (até 14 anos) e foi o segundo na categoria acima, a mirim (limite de 16 anos) ambas valendo pela abertura do campeonato. Na parte da tarde, já pela 2ª etapa do ranking, venceu e convenceu nas duas disputas, garantindo a maior somatória do dia, 14,43 pontos na mirim.

Outros três surfistas também venceram de manhã e de tarde: Luana Salgueirosa, entre as meninas; Gustavo Giovanardi, de Praia Grande, na estreante (sub12); e Roberto Alves (Itanhaém), na petit (10 anos para baixo). Nas outras duas categorias em ação no evento, foram realizadas finais só da 2ª etapa.

Campeão na categoria Junior, Kim Mateus – Foto: Simone Fernandes

Campeão na categoria Junior, Kim Mateus – Foto: Simone Fernandes

Na júnior (no máximo 18 anos), Kim Matheus, de São Vicente, foi o vitorioso, com direito a melhor nota do dia, 8,33, enquanto que na master (35 anos em diante), quem levou o primeiro lugar foi Marcio Costa, o Cinho. Outro destaque foi Yuri Beltrão, que apesar de não ter vencido nenhuma categoria, teve fôlego para enfrentar uma maratona de três finais seguidas, na estreante, iniciante e mirim.

Com patrocínios Atlantis Terminais, Embraport e Mavimar, captados pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae), da Semes, o Circuito conta com três etapas, todas com um dia de duração e espera pelas melhores ondas, de acordo com as previsões. O foco é voltado para a revelação e formação de novos valores na Cidade. Neste ano, com forma de dar mais abrangência, o evento liberou a participação de surfistas de outras cidades, nas vagas remanescentes, e também conta com a master, como forma de interação dos jovens talentos com os mais experientes.

“Ver essa molecada surfando bem, motiva a gente. Nossa atenção é para a criançada. Estamos vendo uma nova geração de surfistas se formando em Santos e na região e nossa vontade é que decolem de uma vez”, afirmou o presidente da Associação Santos de Surf (ASS), Marcos Andrade.

Campeã na etapa Feminina, Luana Salgueirosa – Foto: Simone Fernandes

Campeã na etapa Feminina, Luana Salgueirosa – Foto: Simone Fernandes

As finais da 2ª etapa começaram com a categoria feminina e Luana Salgueirosa repetiu o ótimo desempenho feito na parte da manhã. Fez a melhor onda da bateria, com 5,17 pontos, superando rivais fortes, como as ubatubenses Açucena Vaz e Rayara Chaleaux. “Fiquei muito feliz em vencer, ainda mais duas etapas num mesmo dia. Agora é voltar para a última disputa para garantir esse título”, disse a surfista de 18 anos.

Na sequência foi a vez dos caçulas da competição e Roberto Alves surfou como “gente grande”, com direito a uma nota 8,17. “Essa onda foi legal, mas sabia que precisava trocar a outra para ficar tranquilo e deu tudo certo”, disse o surfista de apenas dez anos, que demonstrou muita superioridade diante dos rivais.

Já na estreante, o domínio foi de Gustavo Giovanardi, com um surf bem mais consistente, para superar outras três promessas santistas, Enzo Ranciano, Yuri Beltrão e Noa Portes. Na mirim, Vinicius Parra garantiu uma grande vitória, com 6,83 e 7,6, para marcar 14,43, de 20 possíveis. “Gostei muito da etapa. As ondas abriram todas. O dia foi bom e quero muito garantir os dois títulos. O objetivo é esse”, festejou.

Campeão na categoria Estreantes, Gustavo Giovanard – Foto: Simone Fernandes

Campeão na categoria Estreantes, Gustavo Giovanard – Foto: Simone Fernandes

Na master, Marcio Costa teve uma boa disputa com Alexandre Felício. Diego Costacurta, atual bicampeão santista terminou em quarto lugar. Na iniciante, Vinicius Parra voltou a surfar bem, marcando 13,27, tendo um rival forte, Mateus Lima, de Itanhaém. E completando as vitórias Kim Matheus venceu com boa folga, sobretudo pelo 8,33 na sua segunda onda, que lhe garantiu ótima vantagem.

A próxima etapa do Santos Surf 2015 será realizada no período de espera entre 26 de setembro a 4 de outubro. Apesar de aberto para surfistas de outras cidades, serão declarados campeões apenas os surfistas de Santos. Na estreante, iniciante, mirim, júnior e master, os melhores de cada ranking ganharão pranchas Zampol. “Outro benefício é para as categorias petit, estreante, iniciante, mirim e júnior com as vagas na equipe municipal que disputa o Hang Loose Surf Attack com as despesas de inscrição, viagem e hospedagem custeadas pela ASS”, afirmou o vice-presidente da entidade, Fábio Kodama.

O Circuito Santos de Surf 2015 é uma realização da Associação Santos de Surf, em parceria com a Prefeitura/Semes. Patrocínios de Atlantis Terminais, Embraport e Mavimar, com apoios de Zampol Surfboards, Fuwax, Okumura Temakeria, Federação Paulista de Surf, TV Tribuna, Baixada Surf, FMA Notícias, PH3 Propaganda e Marketing e da DFS Gol Business.

Campeão na categoria Petit Roberto Alves – Foto: Simone Fernandes

Campeão na categoria Petit Roberto Alves – Foto: Simone Fernandes

RANKING APÓS 2 ETAPAS

JÚNIOR

1 Thomas Mariano – 1.458

2 Ygor Chagas – 1.431

3 Gabriel Pereira – 1.341

4 Mauricio Ávila – 1.062

MIRIM

1 Vinicius Parra – 1.900

2 Yuri Beltrão – 1.385

3 Vitor Luiz – 1.287

4 João Klan – 1.260

INICIANTE

1 Vinicius Parra – 2.000

2 Mateus Lima (Itanhaém) – 1.800

3 Yuri Beltrão – 1.620

4 Daniel Ferlin – 1.312

ESTREANTE

1 Gustavo Giovanardi (Praia Grande) – 2.000

2 Enzo Ranciaro – 1.710

2 Yuri Beltrão – 1.710

4 Noa Portes – 1.260

PETIT

1 Roberto Alves (Itanhaém) – 2.000

2 Kauê Ribeiro (Praia Grande) – 1.800

3 Mirella Beltrão – 1.539

4 Daniel Duarte (Bertioga) – 1.385

FEMININA

1 Luana Salgueirosa – 2.000

2 Isadora Parra – 1.556

3 Açucena Vaz (Ubatuba) – 900

4 Vitoria Reis – 810

4 Raiara Chaleaux (Ubatuba) – 810

MASTER

1 Diego Costacurta – 1.729

2 Hendel Alexandre – 1.539

3 Cristian Vespa – 1.312

3 Marcos Matsubara – 1.312

Fonte: FMA Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo