A Hino Motors, subsidiária da Toyota, e a Volkswagen Truck & Bus anunciaram na última semana que trabalharão juntas para desenvolver caminhões autônomos, híbridos e elétricos. A ideia das empresas é unir esforços para desenvolver novas tecnologias para o segmento e melhorar seu posicionamento no mercado global de transporte comercial.
Com a parceria foi criado um conselho compostos pelos CEOs de ambas montadoras, além de outros executivos da administração. O intuito é discutir os rumos da parceria, além de decidir sobre as questões envolvendo as tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos novos caminhões.
“Este acordo foi possível porque a Hino Motors e a Volkswagen Truck & Bus querem oferecer o melhor aos clientes. Para isso buscamos a cooperação regional de negócios e a utilização conjunta de tecnologias com a Volkswagen para oferecer melhores produtos e suporte total personalizado”, afirmou Yoshio Shimo, presidente e CEO da Hino.
Apesar do acordo, as empresas continuarão atuando de forma independente, mesmo seus executivos trabalhando juntos para desenvolvimento tecnológico.
Caminhões mais inteligentes
A parceria entre a Toyota e a Volkswagen não é a única iniciativa nesse segmento de caminhões elétricos e autônomos. A Tesla e também a Volvo já anunciarram investimentos em tencologia autônoma para caminhões, com a promessa de colocarem seus primeiros modelos nas ruas em 2019.
Além, das tradicionais fabricantes de veículos, Uber já está realizando entregas por meio de seu aplicativo usando caminhões autônomos da Otto, no Arizona, nos Estados Unidos.