A Volkswagen retirou do seu site oficial o Golf na versão Comfortline 1.6 MSI, lançada no início de 2016. A única versão aspirada da linha estreou com a nacionalização do hatch médio na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Contudo, desde o início a opção foi questionada por não oferecer a esportividade que se esperava do Golf. Meses depois, perdeu ainda mais o sentido de existir quando estreou a opção Comfortline 1.0 TSI turbo.
Por isso mesmo, era esperado o fim da versão com o motor 1.6 16V e câmbio manual. Agora, o Golf de entrada passa a ser equipado com o pequeno 1.0 TSI de injeção direta. Este rende 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque a partir dos 2.000 giros, enquanto o 1.6 MSI entregava 120 cv e 16,8 kgfm a 4.000 rotações com etanol. A diferença no 0 a 100 km/h é razoável: 9,7 segundos no turbo e 10,4 s no aspirado.
Todas as lojas informaram que a versão saiu de linha e a opção mais em conta é a Comfortline 1.0 TSI manual. Todos os vendedores também sugeriram a compra do novo Polo na versão Highline 200 TSI, com o mesmo 1.0 turbo mais potente, de 128 cv.
A Volkswagen, porém, sustenta que o Golf Comfortline 1.6 MSI, equipado com transmissão manual ou automática, “permanece à venda normalmente em seu portfolio de produtos”. A versão aspirada segue na tabela de preços sugeridos, com valor inicial de R$ 78.130 para a configuração manual, e de R$ 83.530 para a automática.
Novo Golf em breve
A reestilização do VW Golf ficou para o início de 2018. O fim da oferta do motor 1.6 MSI era esperada na renovação, o que indica que a Volkswagen já trabalha nos bastidores para a renovação do hatch médio. O “atraso” do facelift é creditado ao lançamento do novo Polo, maior aposta da marca alemã para voltar a figurar com maior presença no ranking dos modelos mais vendidos do Brasil.
No caso do Golf, ao descartar a versão aspirada, o hatch passa a oferecer só motores turbo na gama, para acompanhar o salto evolutivo da atualização. O médio ganhará recursos inéditos de segurança e itens de alto valor agregado, como faróis e lanternas full Led e um pacote robusto de eletrônicos, para justamente se distanciar do Polo, cuja versão topo de linha Highline 200 TSI, de 128 cv, na faixa dos R$ 70 mil.