O futuro SUV elétrico da Volkswagen ID.4 teve algumas imagens, além de informações técnicas, vazadas por autoridades chinesas.
O modelo foi apresentado no início do ano com camuflagens e poucos detalhes foram revelados. A China será um dos mercados onde as vendas do rival do Tesla Model Y foram confirmadas.
Juntando-se ao hatch ID.3, cujas vendas também estão programadas para o ano que vem, o SUV traz muitas semelhanças com o conceito ID. Crozz, apresentado em 2017 no Salão de Xangai.
Os estreitos faróis de LEDs são conectados por uma fina faixa de luzes, característica que marcará os carros da família ID. Porém, a dianteira é mais quadrada para dar ao modelo um visual mais parrudo.
A traseira é mais convencional que a do hatch, que usa vidro na tampa do porta-malas. Já as lanternas são interligadas por uma barra – iluminada com LEDs, nesse caso -, uma tendência que será vista nos SUVs da marca, a exemplo do Nivus.
Uma linha de rodas de liga leve exclusiva será adotada nas duas versões que já estão confirmadas: ID.4 Pro e ID.4 1st Edition.
Nas imagens, o veículo tem carroceria de SUV comum, mas executivos da Volkswagen já confirmaram que o modelo será produzido ainda com uma carroceria fastback.
Em relação a dados técnicos, a velocidade máxima já confirmada será de 160 km/h. O ID.4 vai usar um motor elétrico capaz de gerar aproximadamente 200 cv.
Suas medidas também foram reveladas: 4,59 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,63 de altura e entre-eixos de 2,76 m. Ou seja, será maior que um Nivus (4,26 m) e menor que um Tiguan (4,70 m), por exemplo.
A autonomia não foi confirmada, uma vez que as medições são diferentes em cada mercado. Na Europa, porém, a fabricante havia afirmado anteriormente que o carro seria capaz de rodar até 500 km com apenas uma carga.
Oficialmente, a Volkswagen confirmou as vendas do SUV na Europa, na China e nos Estados Unidos – nada de América Latina, por ora. No futuro, o ID.4 terá também uma versão com tração integral com o mesmo conjunto do ID.Crozz, com dois motores elétricos, sendo um para cada eixo, que vão entregar 302 cv e chegar a uma velocidade máxima de 180 km/h.
Nenhuma imagem do interior – oficial ou vazada – foi mostrada por enquanto, mas é provável que o SUV receba a mesma arquitetura interna do ID.3, com nova geração do sistema de entretenimento flutuante e painel de instrumentos digital minimalista.
• 5 fatores que influenciam no preço final do seu projeto de energia solar
• Instalar energia solar está mais barato para os brasileiros em 2020
• Energia Solar Distribuída é Mercado de R$ 16 Bilhões para Empreendedores em 2020