O Fusca saiu do configurador (e das concessionárias) da Volkswagen. A nova versão do hatch não alcançou o sucesso esperado pela marca, que pode inclusive parar de produzir o tão querido Fusca. O modelo foi lançado em 2012, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, e chegou ao Brasil com motor 2.0 TSI de 200 cv de potência. O hatch era importado para o nosso país do México, da fábrica de Puebla.
Ícone no mercado, o Fusca foi o primeiro automóvel a ser fabricado pela marca alemã na década de 30, com início de fato após a Segunda Guerra Mundial. O sucesso foi tão grande que em 1972 chegou ao posto de mais vendido da história. No total, foram 23,9 milhões de carros. Mais sofisticada e de nicho, a atual geração do Fusca não teve o mesmo impacto que a antiga. A VW estuda fazer uma nova geração do modelo, mas teria motor e tração traseiras, como era o Fusquinha original. Só que a propulsão seria totalmente elétrica.
Volkswagen Passat
Outra opção que não consta mais no portfólio da marca é a versão de entrada do Passat, a Comfortline. A configuração era vendida por R$ 164.890 com motor 2.0 turbo a gasolina de 220 cv de potência e torque de 35,7 kgfm.