A situação é clássica: a luz do painel de instrumentos acende e você não tem a menor ideia do que ela pode significar. Aí surgem diversas dúvidas: posso continuar dirigindo? Devo levar meu carro para a concessionária? Se não existe nenhum mecânico na família, o jeito é procurar a solução no manual do proprietário, que deve ter em média umas 600 páginas e um sistema de busca um tanto ultrapassado.
Durante o lançamento do Virtus, a Volkswagen anunciou o aplicativo Meu Volkswagen, que usa inteligência artificial para tentar deixar essa e outras situações mais fáceis. Em parceria com a IBM, a montadora vai oferecer um “manual cognitivo” – que usa o IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.
Funcionará da seguinte forma: quando a luz do painel acender, por exemplo, o motorista abrirá o aplicativo e, por texto ou por áudio, mandará a pergunta, em linguagem natural. “Tem uma luz amarela piscando no meu painel”. A “Siri da Volkswagen” então responderá: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa analisar”. O usuário tira a foto do painel com a luz acesa e o app traz a resposta.
Também será possível fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência.