Voltado ao aperfeiçoamento do homem do campo Centro de Formação é apresentado a Agraer e Sepaf

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Na última terça-feira (21), o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, visitaram o município de Glória de Dourados. Na ocasião, as autoridades estiveram no escritório regional da Agraer da cidade e conheceram a estrutura do prédio do Centro Territorial de Formação e Apoio Tecnológico e Agricultura Familiar.

Com investimento na ordem de 2 milhões, o Centro Territorial de Formação e Apoio Tecnológico e Agricultura Familiar é destinado ao aperfeiçoamento profissional do homem do campo. O prédio se encontra em obra para construção, ampliação e adequação de salas. A previsão é de que até o final de 2015 o espaço seja inaugurado.

“Percorrendo o canteiro de obras você vê que já há uma boa estrutura. Ter um endereço físico que propicie qualificação as mãos calejadas de inchada é algo fantástico”, avaliou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Do valor total aplicado, aproximadamente R$ 1,4 milhão são provenientes do Ministério de Desenvolvimento e Agrário (MDA) com contrapartida de 15 mil da prefeitura. A liberação partiu por meio de aprovação de emenda parlamentar. “Trata-se de um prédio antigo que estava parado há mais de 15 anos. Agora, ele está sendo revitalizado. Ganha o produtor rural e a sociedade como um todo, uma vez que o aperfeiçoamento do produtor rural volta em forma de qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor”, disse o coordenador da Agraer de Glória de Dourados, João Carlos Stefanello.

Com cerca de 2 mil m² de área construída, o centro oferecerá ao público rural uma estrutura nunca vista antes na região. O Centro de Formação será composto por banheiros, alojamentos – com capacidade para abrigar até 50 pessoas, uma sala de estudo e biblioteca, refeitório para atender até 80 indivíduos, um auditório – com capacidade máxima de 100 pessoas e dois laboratórios com quatro bancadas para experimentos. Além de um viveiro de mudas e um centro de produção de caldas alternativas, produtos caseiros para controle de doenças e pragas.

“É sem dúvida em projeto promissor. Além do acabamento falta afinar as parcerias para execução dos trabalhos seja com o governo do Estado, União, Município ou iniciativa privada, mas sem dúvida tem grande potencial”, observou o secretário da Sepaf, Fernando Lamas.

Segundo o presidente da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Olácio Komori, estudos já estão sendo feitos para a formação de parcerias em projetos e atividades. “Já estamos mantendo um diálogo com instituições importantes na linha de pesquisa e serviços como UFGD, UEMS, Fundect, Agraer e Sepaf”, afirmou.

Visita técnica

Ainda em Glória de Dourados, o secretário Fernando Lamas é diretor-presidente Enelvo Felini reuniram-se com a equipe técnica da Agraer do município e o prefeito Arceno Athas Junior para tratar sobre outros assuntos ligados a agricultura familiar. Entre os temas discutidos, o de maior enfoque foi a 10ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Alimentos da Agricultura Familiar, prevista para acontecer de 4 a 6 de dezembro.

Também participaram da reunião Jerônimo Alves, secretário adjunto de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Antônio Thomaz Alvino Jr., secretário do município de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Olácio Komori, presidente da APOMS, os engenheiros agrônomos, André Barros e Marcos Darlan, o técnico agrônomo José Anísio, o zootecnista Edmir Bauer e as auxiliares administrativas Cleuza Stefanello e Ana Lúcia Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo