Os novos carros da Volvo começarão a ter velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h, como a marca já havia anunciado em 2019. De acordo com a empresa, a ideia é reduzir lesões sérias e fatalidades no trânsito.
Outra novidade é a Care Key, que possibilita adicionar outros limites de velocidade para o veículo. Tal ferramente pode ser utilizada quando o motorista é uma pessoa inexperiente ou jovem.
“Essas medidas enviam um forte sinal sobre os perigos das altas velocidades, evidenciando a posição da Volvo como uma líder mundial de segurança”, afirma a fabricante em um comunicado oficial.
O que entra em xeque na decisão da marca é que a Alemanha não tem limite de velocidade em certos pontos de suas rodovias. Dessa forma, a Volvo privará seu cliente de poder dirigir na velocidade que deseja. Em resposta, a empresa declarou que tem a obrigação de continuar aplicando medidas para salvar vidas no trânsito, ainda que isso implique em na perda de compradores.
A fabricante ainda explicou que a alta velocidade é uma das principais causas de mortes no trânsito, ainda que em muito países o limite seja bem abaixo de 180 km/h. Além disso, a marca citou uma pesquisa que afirma que as pessoas ainda tem pouco conhecimento dos perigos de transitar muito rápido, por isso continuam recebendo multas de excesso de velocidade.