A Volvo divulgou uma nota explicando o conteúdo do vídeo divulgado na internet que mostra um acidente na Republica Dominicana envolvendo um XC60 e duas pessoas durante a demonstração dos recursos de segurança do carro. Segundo a marca, o incidente aconteceu pois o modelo não estava equipado com o sistema de detecção de pedestres, um recurso opcional capaz de frear automaticamente o veículo ao detectar uma colisão iminente com uma pessoa.
À reportagem da Revista Autoesporte, a marca já havia comunicado que o veículo provavelmente não era equipado com a tecnologia, o que acabou confirmado.
Na nota, a empresa afirma que o modelo do vídeo possuía apenas o City Safety, um sistema oferecido de série em todos os carros da marca. Sua função é evitar ou mitigar colisões traseiras em outros veículos em velocidades até 50 km/h, mas não tem o objetivo de detectar pedestres. Diante disso, a montadora declara que não havia nada de errado com o carro e que o acidente ocorreu devido a uma falha humana. No comunicado, a Volvo Cars ainda recomenda expressamente que nunca se faça testes de sistemas de segurança em seres humanos.
Confira o vídeo:
Volvo XC60
Pontos Fortes | Pontos Fracos |
|
|
Fonte: Auto Esporte