O Vulcão Shiveluch, localizado na Península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, entrou em erupção na manhã deste domingo (18), no horário local, lançando na atmosfera cinzas e fumaça e desprendendo lava pela encosta. A erupção ocorre após um forte terremoto que atingiu a região.
De acordo com informações da Agência Tass, não há registro de vítimas e/ou danos graves. Por precaução, todos os moradores próximos ao vulcão foram retirados de suas casas e foram levados para abrigos.
De acordo com informações das autoridades russas, o terremoto foi de magnitude de 7,0 graus, e teve uma profundidade de 48 km. As cinzas do vulcão estão subindo até 8 km acima do nível do mar.
O Vulcão Shiveluch fica localizado a cerca de 450 km de distância da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, que possui cerca de 181 mil habitantes. A região é muito procurada por turistas, já que a cidade é considerada costeira.
Shiveluch é um dos maiores vulcões da Rússia e possui cerca de 3.283 metros.
O Ministério de Emergências da Rússia informou que os abalos secundários continuam ocorrendo na região, mas que por enquanto não há registro de vítimas e/ou danos.
Com informações da Agência Tass