Brasília (DF) – Sempre decisiva para os primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua, a etapa de Brasília do Brazil Run Series/Circuito CAIXA deste domingo (13) consolidou Wellington Bezerra na liderança. O pernambucano cruzou a linha de chegada em terceiro e aumentou a vantagem para o vice-líder, Sivaldo Viana. Num dia que surpreendeu os 2.500 corredores com chuva forte e umidade de 88%, os quenianos Paul Kimutai e Delvine Meringor levaram a melhor, seguidos de perto por Gilmar Silvestre e Sueli Pereira, vice-campeões e melhores brasileiros na disputa.
Com o terceiro lugar no Distrito Federal, Wellington Bezerra abriu uma diferença de 19 pontos na liderança sobre Sivaldo, 11º neste domingo. A prova também marcou a estreia do pernambucano pela equipe de atletismo do Cruzeiro. O objetivo, agora, é manter o ritmo e continuar somando pontos para assegurar o primeiro lugar no final da temporada. Restam mais nove provas no calendário, entre elas quatro etapas do Brazil Run Series/Circuito CAIXA: Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.
“Foi uma prova difícil pela altitude, com um percurso mais plano, e o clima. Estava treinando em São Paulo, com umidade mais controlada, então senti bastante. Mas abrir essa vantagem na liderança, faltando poucas provas para o final da temporada, está de bom tamanho”, comemorou Wellington.
Vice-campeão, Gilmar Silvestre travou um duelo acirrado com Paul Kimutai e cruzou a linha de chegada apenas 9 segundos atrás do queniano. Mesmo sofrendo com uma gripe, o atleta mostrou-se satisfeito com o resultado. “Foi uma prova muito bem disputada com o queniano. A gripe atrapalhou um pouco e não consegui acompanhá-lo no final. Mas estou muito feliz com o segundo lugar”, afirmou.
Rumo aos Jogos do Rio 2016 – Pré-classificada para a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, após obter o índice, Sueli Pereira voltou a se destacar no Brazil Run Series/Circuito CAIXA. A goiana foi a vice-campeã e melhor brasileira na disputa no Distrito Federal, apenas 18 segundos atrás da queniana Delvine Meringor, representando o Centro-Oeste no pódio. “Foi uma prova bem difícil. Apesar de ser um percurso plano, não pude vencer, como queria, mas foi um bom resultado. O tempo ajudou um pouco. Com essa chuvinha, deu uma refrescada e não sentimos tanto”, disse Sueli.
Também em busca do sonho de disputar a Olimpíada em casa, Marizete Moreira voltou às corridas de rua em grande estilo. Tetracampeã da Meia Maratona de Brasília e bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo, a baiana radicada em Brasília recuperou-se de uma cirurgia na base do maior osso do pé, o calcâneo, e vem retomando o ritmo de competição. Nesta temporada, foi quinta colocada geral e segunda brasileira na Maratona de São Paulo, sétima geral e quinta brasileira na Meia Maratona do Rio de Janeiro. O oitavo lugar na prova deste domingo não era o esperado, mas a velocidade agradou.
“A gente treina sempre para vencer, mas nem sempre é possível. O mormaço que veio com a chuva me surpreendeu, e eu fiz um volume alto de treinos na semana, de 30 km. Tudo isso cansa um pouco. Mas provas como a do Circuito CAIXA, de 10 km, ajudam a ganhar velocidade, e sinto que estou evoluindo. Logo estarei 100%”, garantiu Marizete.
Resultados
Feminino:
1. Delvine Relin Meringor(Luasa Sports/Caixa) – 33min19
- Sueli Pereira Silva (Cruzeiro/Caixa) – 33min37
- Kleidiane Barbosa Jardim (Grancurso/Caixa) – 34min57
- Maurine Jelagat Kipchumba (Luasa Sports/Caixa) – 35min37
- Maria Aparecida Ferraz (Luasa Sports/Caixa) – 36min18
Masculino:
1. Paul Koech Kimutai (Luasa Sports/Caixa) – 30min08
- Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa) – 30min17
- Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro EC) – 30min21
- David Benedito de Macedo (Orcampi/Supertime/EPAS) – 30min44
- Flávio Henrique Guimarães (Supertime) – 30min50
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA – Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve oito etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8) e Brasília (13/9). Na sequência, vai a Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
O Brazil Run Series/Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Porto Alegre, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e Água Corsan, além da supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e CBAt.
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa